quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Esquizofrênia pode ser causada por doença auto-imune

Esquizofrênia: suas causas ainda são desconhecidas!



A esquizofrênia é um transtorno mental que geralmente tem origens genéticas ou em alguns casos pode ser desenvolvida por usuários de drogas, suas causas ainda não foram totalmente elucidadas, mas hoje porém vi um grupo de cientistas que afirmam que a doença auto-imune pode ser uma das causas da esquizofrênia, não vou me debruçar sobre o transtorno, deixarei para especialistas no assunto. Mas afinal o que é uma doença auto-imune?
Vamos, lá.
Uma doença de caráter auto-imune só pelo seu nome pode-se perceber sua origem, o sistema imune é composto por dois tipos de divisões:

1- sistema imune inato: é o mais antigo e reconhece microorganismo através de receptores de superfície chamado de PAMPS, que só é encontrado nos microorganismos, as células do corpo não tem os tais PAMPS. As células dese sistema são: macrofágos, neutrófilos, eosinófilos, célula NK)

2- sistema imune adquirido: esse sistema imune apareceu recentemente nos animais que possuem mandíbula, as células desse sistema reconhece microorganismo através de receptores chamados de epítopos (uma espécie de antígeno protéico, lipídico, entre outros), porém esses epítopos também existem nas células do próprio corpo e pode ser reconhecida caso o linfócito tenha problema em distinguir o próprio do não-próprio. As células desse sistema são os linfócitos T e B.


É justamente o sistema imune adquirido responsável pelas doenças auto-imune, isso ocorre quando um linfócito durante sua maturação (processo de amadurecimento) escapa da seleção negativa que deveria eliminá-lo por reconhecer epítopos do próprio corpo, começa seus "ataques" a diversos locais do corpo.


Bom, voltando para a esquizofrênia, esses linfócitos atacam as células do sistema nervoso central causando uma inflamação local, essa inflamação é resultado do ataque dos linfócitos aos neurônios que eventualmente altera os neurotransmissores (comunicação entre neurônios), alterando esses neurotransmissores teremos outro tipo de funcionamento dos neurônios , ocasionando: alucinações, delírios e embotamento emocional com perda de contacto com a realidade.



          Sinapse: neurotrasmissores medeiam a informação para outros neurônios.




Por enquanto é apenas uma teoria que num futuro próximo possa vir a entrar na lista de causas desse misterioso transtorno mental.





Nenhum comentário:

Postar um comentário