domingo, 17 de outubro de 2010

O problema de um edema cerebral!

Formação de um edema cerebral na região marcada




Já comentei aqui sobre a formação de um edema e suas conseqüências, porém existe um problema no edema que se forma na região cerebral, porque?
O edema é resultado de uma inflamação local, onde há o processo de migração das células de defesa os leucócitos, se não houver a eliminação da injúria (causa do edema) a inflamação parte para a fase crônica que é onde mora o perigo, vejamos:


1- injúria do tecido: lesão física ou entrada de microorganismo;


2- migração de células, como neutrófilo e macrofágo;


3- eliminação da injúria--> resolução do problema; não eliminação temos o inicio da fase crônica;


4- fase crônica, temos a migração de macrófagos e linfócitos que "sufocam" o tecido impedindo a passagem de oxigênio e nutrientes o que pode ocorrer morte tecidual.





Inflamação que origina o edema



Em se tratando de tecido nervoso como disse antes em outro post, sua regeneração é a mais difícil entre os tecidos dos corpo, sua morte provoca comprometimento da área lesada, como sabemos cada área do cérebro é responsável por determinado "comando" do corpo,  por ex: se lesar o lobo occipital teremos perda a área visual que são as áreas 17, 18 e 19 de Brodmann.


 Áreas visuais: 17(azul), 18(laranjada) e 19 de Brodmann
    




Por isso é importante uma intervenção médica urgente quando se tem um quadro de edema cerebral, para que as funções do corpo não sejam prejudicadas.