segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Depressão pós-sexo: disfunção cerebral ou razões psicológicas?





Fazer sexo é bom, é gostoso, e todo mundo sabe. Será que só temos prazer? Nos últimos anos o médico Richard A. Friedman cruzou com diversos pacientes que o pós-sexo lhes traz depressão. Mais quais as razões biológicas e psicológicas?
O cérebro é o principal órgão sexual, e como tal comanda todas nossas emoções e experiências vividas, pessoas aparentemente boas de saúde estão sofrendo de depressão depois de fazerem sexo. É obvio que as pessoas estão procurando um prazer fugaz, pois o sexo é exatamente isso, e para desvendar esse mistério o médico Friedman propôs um tratamento com remédios para seus pacientes que chegou a seguinte conclusão: “Agora, há pelo menos três razões possíveis para meus pacientes se sentirem melhor: um, a droga funcionou; dois, ela teve um efeito placebo; ou três, houve uma flutuação aleatória nos sintomas – eles teriam melhorado mesmo sem nenhum tratamento.” Em seguida o médico interrompeu o tratamento e o problema se instalou novamente, então, quais seriam realmente os motivos?
A meu ver esses pacientes sofreram um efeito placebo dos remédios, como a maioria das pessoas toma “pensando que ele realmente vai funcionar” seus efeitos são eficazes, mas quando cortamos o medicamento o problema volta.
Os pacientes do Dr. Friedman ao contrário do que ele acredita sofrem de uma culpa pós-sexo?
Provavelmente sim, a culpa pode estar associada a diversos fatores e depende de cada individuo, mas em geral a culpa deles está associada a “falta de um prazer prolongado”, um prazer que satisfaça suas emoções.
Então, sexo ou amor? Parece que nesse caso o amor é o melhor remédio para curar uma depressão pós-sexo.