quinta-feira, 20 de maio de 2010

Portadores da AIDS e o beijo!

                                                     Será que peguei o vírus??


Porque uma pessoa portadora da AIDS não infecta seu parceiro com um beijo? Como sabemos na saliva do portador da doença existe vírus, então porque não há contaminação? Analisemos:
- na saliva a quantidade de vírus é insuficiente para infectar o organismo humano. Como assim? Isso mesmo, a carga parasitária é fundamental em uma infeção, ou seja, quanto maior a quantidade do vírus maior a chance de se proliferar em outro organismo;
              Vigília: parar a AIDS será um dos maiores desafios da medicina no sec. XXI 

- como geralmente o portador da doença toma remédios de controle do crescimento do vírus, ele diminui a concentração do mesmo no organismo do portador dificultando a proliferação;
- o vírus da AIDS se concentrou em se transmitir por contato sexual, onde é bem maior o sucesso de transmissão, já que não é liberado para o meio externo como no caso do vírus da gripe (o vírus sobrevive em média 30 minutos fora de um hospedeiro, por isso chamamos de parasitas intracelular obrigatórios).
Vacinas anti HIV? Só em um futuro distante. Porque? O vírus é uma espécie de serial killer que muda constantemente de identidade, dificultando uma generalização da vacinas, estudos recentes apontam uma vacina com eficiência de 20% dos vacinados. 
O problema com a AIDS envolve muito mais um preconceito com o portador do que com a própria doença, já ouvi casos machistas onde homens afirmavam que a doença era somente em homossexuais o que representa uma mentira (ou melhor um preconceito).