sábado, 20 de novembro de 2010

A morte sobre um olhar biológico.


Nascer, viver e morrer...
As dúvidas e angústias humanas surgem nos que diz respeito aos três pontos que escrevi ali, é uma incógnita o que vem depois da morte, em termos psicológicos não aceitamos tombar e nunca mais nos manifestarmos com consciência, o deixar de existir é uma assombração em nossa vida, o interessante é que quando atingimos certa idade deixamos de ser interessante para a natureza e começamos a ter declínios (hormonais, celular, imunidade, entre outros) em outros termos diria que nós nos matamos. Mas como assim?? É isso mesmo quando atingimos 30 anos de vida nosso corpo muda conosco e começamos a fase do declínio, tudo começa a diminuir como citei acima, a partir dessa data começamos a envelhecer, adoecer e somos preparados para a morte (não necessariamente nessa ordem), as células que antes se renovavam não se renovam e me deparei com desafios.



Seria DEUS o universo?


Desde o primeiro dia que entrei na faculdade fui solapado por perguntas como: "porque nós mesmo nos matamos", "para onde vamos depois da morte", "qual o sentido de despertarmos uma consciência", "porque a Terra é até o momento o único planeta com vida". Apesar da própria ciência se esbarrar no conceito do que é vida, mesmo assim fui atrás de algumas das respostas que a ciência podem nos oferecer, vamos lá.



Primeiro se considerarmos o ciclo de nascimento, vivencia e morte certamente teremos que renascer pois tudo que morre um dia renasce para a ciência. A consciência não é produto de um ser vivo pois plantas bactérias entre outros não há tem, não sabemos porque ainda tomamos consciência do mundo, e porque outras espécies não há tem. Não existe nenhum outro planeta com vida além da Terra, apenas especulações de alguns planetas a alguns anos luz daqui que poderiam abrigar vida (apenas especulações). Depois que morremos nossas moléculas continuam vivas, seguindo a lei da física e de Lavosier a energia não se perde ou desaparece ela apenas toma outra forma assim como nós nossa energia que sustentam nossos átomos continuarão existindo, como diria Raul seixas "alimentarei a erva e o homem se alimentará da erva e eu passarei a existir nesse homem."




talvez o tão sonhado paraíso seja aqui mesmo.



Então Deus pode ser real, apenas muda o conceito, considerando que ele é a energia do universo que está presente em todo lugar (Onipresente) em constante transformação e renovação.
Se considerarmos que depois que morremos ganhamos a vida eterna, digo que sim, nossa energia sempre estará em ciclos e existindo, ela apenas fará parte desse imenso mar de energia que é o universo.