segunda-feira, 31 de maio de 2010

Vacina contra H1N1 pode dar falso positivo para HIV!

                                    Essa vacina tá dando o que falar

A pouco tempo atrás falei em um dos meus post sobre a vacina da gripe A onde havia uma teoria conspiratória de exterminação em massa da população, superado essa crise, novamente surge polêmica no âmbito científico: o falso positivo para HIV.
É isso mesmo pessoal, a Anvisa(vigilância sanitária) está alertando os laboratórios de analises clinica sobre um possível resultado "falso positivo" para HIV no famoso teste de ELISA(teste sorológico) que é o mais comum feito para diagnosticar a AIDS no Brasil. Esse teste consiste basicamente em identificar um "batalhão" de defesa do nosso organismo que são anticorpos chamados de IgM, essa reação faz o organismo reproduzir uma condição parecida com aquela de quem tem o vírus HIV. Pois no exame de HIV são identificados os mesmo IgM(não, ninguém vê o vírus da AIDS, como pensa a maioria).
“Não é comum essa reação cruzada, esse encadeamento de falsos-positivos [quando um teste diz que a pessoa está doente, mas ela não tem nada] por geração de anticorpos para vírus tão diferentes, o H1N1 e o HIV”, aponta Edecio Cunha-Neto, chefe do Laboratório de Imunologia Clínica e Alergia da USP.
                                    Produção de vacina: "pode levar a excessos."

O problema consisti que a produção industrial em ritmo acelerado da vacina contra a gripe A, acabam dosando um pouco de excesso os componentes que potencializam a ação da vacina, pode fazer a resposta imunológica ter uma reatividade cruzada: acabar dando positivo para várias outras coisas.
Fiquem tranquilo quando o resultado der positivo(claro, se tiver tomado a vacina) para se confirmar a imunodeficiência adiquirida(AIDS) é preciso a contra prova, que no caso são usados testes mais específicos como Western blot e PCR, porém estes são mais caros.