sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O problema das dietas!

   O mal das dietas: abstinência de nutrientes.




Quem nunca fez uma dieta na vida? Você provavelmente já ouviu falar em vários tipos de dietas como: do melão, da melancia, do carboidrato, da vó zuca..etccccc. Ok, mas porque essas dietas não funcionam?
Vamos lá:
1- o organismo humano é muito mais complexo do que se pensam, uma dieta elimina vários nutrientes necessários para o organismo como: proteínas, carboidratos, vitaminas. Poxa já viu algum organismo sobreviver a essas dietas rigorosas?


2- Quando o organismo passa por períodos de longa abstinência de nutrientes, ele a principio irá queimar por ordem: 1- açucares e carboidratos, 2- lipídeos, 3-vitaminas e proteínas. Porém é justamente quando você volta a comer que o organismo voltará a repor os lipídios (gordura), resumindo você emagrece e volta a engordar por causa desse mecanismo de compensação!


3- FALTA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS, cansei de ver pessoas observarem somente a alimentação e esquecerem que os exercícios são fundamentais para queimar calorias de um modo geral, porém a gordura que tanto desejamos eliminar só é queimada com mais intensidade no exercício quando você ultrapassa os 40 minutos de atividade intensa.
OBS: caminhada não emagrece, procure outras alternativas de exercícios mais eficientes para perde calorias!


4- é preciso ter uma dieta balanceada de nutrientes para que o organismo não compense a falta do mesmo, o melhor a se fazer é consultar uma nutricionista.


Quando alguém te recomendar uma dieta "louca" dessas, consulte um profissional, esqueça essa sabedoria popular, geralmente não funciona.
Diante de tantos alimentos "gostosos" e extremamentes gordurosos que temos hoje em dia disponíveis, fica a pergunta: Como mudar hábitos alimentares que aprendemos desde a nossa infância? Difícil não é?