domingo, 10 de outubro de 2010

Bactéria super-resistente a antibiótico mata 18 no DF

Acabei de falar sobre a resistência das bactérias a antibióticos e olha o que eu encontrei: uma bactéria resistente a vários antibióticos matou 18 pessoas nos hospitais no distrito federal. 




Veja:


 






O que me chamou a atenção é que a bactéria causadora é a KPC (Klebsiella pneumoniae Carbapenemase), causadoras da pneumonia, mas pode gerar infecções gastrointestinais e urinária. Como mencionei a resisência bacteriana ocorre pela aquisição de plasmídeos que codificam enzimas que inativam os antibióticos. Outro fator importante é que existe somente 3 antibióticos capazes de combater essa bactéria.


Nota: não foram divulgados os nomes dos antibióticos, creio eu que é para a preservação desses medicamentos, porque se for utilizado com frequência a bactéria irá adquirir resistência ao mesmos.


Mas, afinal, onde ocorreu essa resistência?




                Fontes de resistência bacteriana






Segundo os pesquisadores existem 3 tipos de fontes de resistência:
1- primária- hospitais


2- secundária: comunidades


3- controversa: animais


A transmissão dessas bactérias resistentes pode acontecer de qualquer uma das fontes para a outra.


Porque os hospitais são as maiores fontes de resistência? Nos hospitais se utiliza constantemente antibióticos e anti-sépticos e possibilita a resistência de bactérias que vivem no ambiente hospitalar, como mencionei antes, o fato de utilizarem dados antibióticos ocorre a seleção das resistentes e essas se dividem e multiplicam dando inicio a uma epidemia local que pode se estender para outros locais.