quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Entendo a lesão de Fred jogador do fluminense

Bem o post de hoje irei abordar um tema recente que ocorreu hoje cedo, na partida de ontem Fred sofreu uma pancada na panturrilha esquerda, hoje no twitter ele resolveu comentar sobre a lesão e afirmou que seu problema muscular se trata de "apenas" um edema. Você sabe o que é?
Para começar temos que saber que a pancada sobre a panturrilha provocou um rompimento da cicatrização da ultima lesão, ou seja, chamamos isso de injúria do tecido, essa injúria provoca uma VASODILATAÇÃO no local por isso o "inchaço", essa vasodilatação permite com que o sangue passe  mais lento e os leucócitos "rolem" para a periferia do tecido,  através de citocinas esses leucócitos irão se fixar na parede do vaso e migrar para dentro do tecido para combater a injúria, que evolui para uma inflamação aguda. Devido a essa vasodilatação ocorre a liberação de plasma do vaso que irá forma um EDEMA que é composto por água e sais, i.e, o volume na panturrilha irá aumentar como vemos na figura:



                   Formação de um Edema



temos o seguinte esquema:
pancada no local--------> injúria do tecido----->vasodilatação------>>migração de leucócitos------->extravasamento do plasma------>Edema----->processo inflamatório.



Um Edema varia de 2 a 4 semanas para se cicatrizar, mas como a medicina esta avançada semana que vem Fred poderá voltar a jogar!

Citação do dia (1)



Uma Boa saúde


começa com uma boa alimentação,


exercícios físicos e bons pensamentos!