quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Câncer, Depressão e Estresse


                             Linfócito T atacando uma célula tumoral.


Quem de nós nunca pensou em uma possível cura ou principalmente em uma prevenção contra o Câncer??
O câncer é uma das doenças que mais mortes provocam no Brasil, embora suas causas ainda estejam indefinidas, a maior porcentagem da sua aparição está relacionada a fatores ambientais como (estresse, alimentos, etc.). A minha análise vai discorrer sobre como o estresse e a depressão possam influenciar tanto no aparecimento como no aceleramento da doença, com algumas bases científicas e a maioria no campo da especulação.
O câncer é caracterizado por células que se dividem sem parar e sem controle algum, e freqüentemente são associados á atividade imunológica anormal (Melinda Wenner). Ou seja, a falta de glóbulos brancos (leucócitos) está associada ao aparecimento dessa doença. Mas que fatores emocionais poderiam baixar esses glóbulos brancos?
O estresse e a depressão são fatores emocionais que mudam todo o ciclo de energia no corpo, alterando os hormônios e diminuindo a atividade dos glóbulos brancos e assim acaba facilitando a proliferação das células tumorais. 
Sem defesa o nosso corpo não tem como combater essas células problemáticas que vão se fundir aos glóbulos brancos restantes,  reproduzindo e se espalhando pelo corpo todo.(John Pawelek)
A depressão pode atrapalhar as chances de sobrevivência de pacientes com câncer. Pesquisa realizada no Canadá revela que mortalidade é até 25% maior em pacientes com sintomas de depressão.(BBC)
Hoje a ciência volta seus olhos para a complexa emoção humana e até onde ela possa influenciar nossa saúde. Não é possível que corpo e mente não estejam ligados entre si. Por isso eu digo seja feliz e tenha uma boa alimentação e as chances de você ter um câncer serão relativamente pequenas.