domingo, 29 de novembro de 2009

Alcoolismo: predisposição genética ou fatores psicossociais?




Que fatores levam uma pessoa a ficar dependente do álcool? Como sabemos o álcool é uma droga lícita, ou seja, é permitido o seu consumo, porém sempre existe aquela pessoa que acaba bebendo com freqüência e que não consegue larga mais do bendito.
Não é possível que alguém já nasça “pronto” para ser dependente de álcool sem ter experimentado, contudo um estudo releva que 20% dos alcoólatras têm vida social e psicológica boas, então qual seriam os motivos para a dependência? Ao que tudo indica eles tem dependência física e histórico familiar de alcoolismo, a esses dependentes chamamos de TIPO I, que é o fator genético e físico.
A grande maioria da dependência do álcool ocorre por fatores psicossociais, cerca de 60%, revela o estudo. A esses dependentes o uso do álcool muda seu comportamento, também é usado como um "tratamento" para as dificuldades enfrentadas no seu desenvolvimento psíquico principalmente para aliviar dores passadas, torna uma forma de alivio para sentimentos que estavam reprimidos no alcoólatra, entre outros fatores psíquicos. Quem nunca ouviu aquela famosa frase: “o ego é solúvel em álcool”, de uma maneira geral o álcool “tira” aqueles problemas acumulados durante a vida, chamamos esses dependentes de TIPOII e III.
O TIPO IV além de fatores psicossociais, esses pacientes sofrem de problema neuronais como epilepsia ou polineuropatia, que compreendem cerca de 20% dos dependentes. 
Ultimamente tem sido divulgado no meio cientifico pesquisas que afirmam que consumir álcool moderadamente pode trazer benefícios, mas vale lembrar que essas pesquisas são financiadas por indústrias de cervejaria e não levam em conta vários fatores, sem contar que o álcool está associado a varias doenças como o câncer e a cirrose. Então não vai saindo por ai enchendo a cara para esquecer seus problemas, pois você pode estar prejudicando a sua saúde, o melhor que se faz é procurar profissionais que possam ajudar a solucionar problemas do passado.
A classificação usada quanto ao tipo de alcoolismo foi a TIPOLOGIA DE LESCH.