terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Obesidade: uma doença silenciosa!




A obesidade virou uma epidemia no mundo e cada vez mais pessoas estão entrando nesse carrossel, e no fundo quem considera ela uma doença? Quais são suas causas?
As causas da obesidade estão associadas a fatores genéticos, ambientais e psíquicos. Os fatores genéticos são de certa forma uma “facilidade” para se engordar que herdamos de nossos pais. Os alimentos que comemos hoje em dia são mais gordurosos e facilitam para que as pessoas engordem, e outro fator é o sedentarismo.
O principal problema esta no fator psíquico, estudos epidemiológicos constatam que cerca de 30% dos pacientes obesos que procuram tratamentos para emagrecer são portadores do transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP) e depressão. Comer é uma forma de prazer, isso leva as pessoas a procurar na comida uma forma de compensar a falta diária de prazer em suas vidas.
Essa doença silenciosa trás muitos problemas para a pessoa obesa como: câncer de intestino, câncer de próstata e ovário, diabetes, hipertensão, insônia, trombose, entre outros.
Até quando as pessoas vão fechar os olhos e acreditar que a obesidade é uma doença física sem levar em consideração seus aspectos psíquicos?