terça-feira, 9 de novembro de 2010

Porque não existe uma vacina contra a AIDS?

Bom, retornando ao blog depois de uma longa ausência devido a morte de um amigo que estudava comigo, mas enfim, o tema de hoje do blog se refere a um dos vírus que mais matam pessoas no mundo: o HIV.
Porém fica uma pergunta que não quer calar a todos: porque não desenvolveram ainda uma vacina para o HIV?

Vacina contra a AIDS: um dos maiores desafios da ciência moderna




Como sabemos o HIV leva a AIDS, esse vírus quando entra no hospedeiro ele irá entrar no seu ciclo lítico ( replicação, onde surgem novos vírus) nas células do sistema imune chamadas LINFÓCITOS T CD4* que é a principal célula de defesa que atua como "ativador" de outras células como os Linfócitos T CD8 e células NK (NATURAL KILER) que combatem os vírus, justamente nesse ponto que há a dificuldade das células de defesa de combater o invasor.



HIV: ciclo lítico


Para se fabricar uma vacina você precisa que o vírus tenha poucas mutações durante um certo período de tempo, por exemplo, o vírus da gripe o influenza sofre mutações no seu material genético a cada ano por isso que todo ano temos vacinas novas para gripe, contudo o HIV sofre mutações a cada nova infecção, ou seja, cada vez que ele invade e se replica em uma célula de defesa do organismo de um hospedeiro ele já sofreu mutação, agora imagine que você tenha inúmeras células TCD4* onde toda vez que ele invadir teremos uma nova mutação. São milhares de mutação dentro de um único hospedeiro, agora considere que haja 33,4 milhões de pessoas infectadas (ONU, 2010) onde ocorre mutações esporádicas. São números absurdos, é praticamente impossível encontrar um epítopo igualmente (ponto igual) na superfície do vírus que possa ser feita um vacina, pois é impossível uma vacina se ele muda constantemente.


Pesquisadores no mundo todo estão tentando encontrar uma proteína de superfície (epítopo) que seja semelhante em todos os novos HIV que surge a novas infecções. É um longo caminho, mas o mundo precisa cada vez mais de soluções mais eficazes contra esse vírus que considero o mais complexo que existe.

Um comentário:

  1. tenho certeza da que o principal trabalho de cientistas e encontrar uma espécie de vacina para a prevenção do HIV ou AIDS como todos eu espero que consigam pois todos nós estamos vulneráveis a esse tipo de vírus!

    ResponderExcluir