terça-feira, 5 de outubro de 2010

O Uso indiscriminado de Antibióticos

Falaaa pessoal, hoje vou falar sobre um hábito comum dos brasileiros em geral: o uso indiscriminado de antibióticos e suas consequências. Quem nunca foi na farmácia diante de uma dor de garganta e comprou SEM NENHUMA PRESCRIÇÃO MÉDICA um antibiótico? OK, você sabe quais as consequências desse uso indiscriminado?
Veja o vídeo:


Viu? Então vamos lá:

Não só a população que utiliza antibióticos indiscriminados mas profissionais da área inclusive médicos que deveriam saber dos riscos do medicamento, afinal mas quais os riscos? Antibióticos são medicamento contra bactérias que podem agir da seguinte maneira: lise da membrana plasmática, inibição da síntese de RNA, lise da parede celular(esses são os melhores porque causam menos efeitos colaterais), entre outros. O uso excessivo de antibióticos causam a resistência de algumas bactérias que desenvolvem mecanismos de sobrevivência mediante o medicamento.


Funciona assim:
O problema do uso do antibiótico é a prevalência e a disseminação dessas cepas resistentes que na ausência de uso indiscriminado do medicamento não ocorreria.


Eis alguns princípios:
1- havendo uso da droga e tempo suficiente, a resistência surgirá;

2- uma vez surgida a resistência, é provável que só desaparecerá muito lentamente;

3- este fenômeno biológico é natural e pode ocorrer independente da classe de antibióticos usado;

4- a resistência é progressiva e evolui em níveis: baixo, intermediário e alto (esse fator depende do número de vezes usado);

5- microorganismos resistente a um antibiótico provavelmente desenvolverão resistência a outros.

Esse são os principios da resistência microbiana, porém como que essa resistência pode ser passada para outras bactérias que não estão resistente? Algumas bactérias possuem um acessório em sua membrana chamado PILI DE CONJUGAÇÃO, é como se fosse um conector entre as bactérias, através dessa pili uma porção de DNA chamada PLASMÍDEO contendo a resistência é transmitida e ela se tornará resistente.



        Pili de conjugação:  Mecanismo de transmissão de plasmídeos 
  
Por isso é importante consultar um médico especialista quando estiver com algum problema de saúde, essa nossa falsa crença que podemos nos auto-medicar deve ser revisto pois a dificuldade para desenvolver mecanismo de combate a bactérias é muito complicado e rigoroso! Esse aviso  vale também para os profissionais da área da  saúde que fazem essa prescrição desnecessária!







Nenhum comentário:

Postar um comentário