domingo, 2 de maio de 2010

Analisando o Jeca Tatu!


                                            Deu medo?Viu Jeca!?


O escritor Monteiro Lobato já previa nossas endemias rurais no inicio do século 20 com seu famoso personagem: o Jeca Tatu.
Aparentemente o Jeca parece um “preguiçoso” sem vontade de trabalhar, mas se analisarmos seu contexto a história se revela. Vejamos:
                              Famosa frase: "Jeca não é assim: está assim."


-Jeca é parasitado pelo famoso amarelão (um ancilostomose da família dos nematódeos), dentro do contexto ele afirma “não é preguiça seu Lobato, é uma dor na cacunda, palpitação, uma canseira que nunca acaba”, isso nos faz refletir que os parasitas nos trás prejuízos, no caso do Jeca uma anemia grave.
-Os sintomas revelam a parasitose, o amarelão vive no intestino delgado “roubando” todos os nossos nutrientes que deveriam ir para as células do corpo.
- A escassez de nutrientes(principalmente o ferro)  provoca uma anemia aguda que faz com que o parasitado “fique com preguiça”.
- Existe tratamento medicamentoso para o amarelão.
Pessoas que vivem em zonas rurais estão de certa forma mais suscetíveis as parasitoses, pois vivem em condições precárias de saneamento básico, e entram mais em contatos com vetores e hospedeiros intermediários! Julgar as pessoas pela aparência muitas vezes é uma engano.




Um comentário: