quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O mito da sabedoria popular





Muitas vezes somos acometidos a ouvir aquela velha sabedoria popular que alguém tem a contar, principalmente se ela estiver relacionada a área da saúde, quantas vezes escutamos quando éramos criança as pessoas dizerem “não tome leite com manga” ou “não pise com o pé descalço no chão ou você vai ficar com gripe”. Nessa ultima viagem que fiz fui surpreendido por uma afirmação da minha mãe dizendo:
-Não posso tomar suco de caju porque tem muito ferro. - em seguida retruquei:
-Mãe o caju não possui muito ferro, nem o feijão possui tanto assim, a maior fonte de ferro é a carne.
-Caju tem muito ferro sim senhor. – respondeu ela, nesse instante meu irmão me interrompeu.
-Eduardo, não se meta com a sabedoria popular.
Essas palavras me fizeram refletir e não responder mais para minha mãe, porque geralmente o pensamento rígido e convicto das pessoas atrapalha seu aprendizado, a ignorância torna as pessoas fechadas para novas idéias, tenho certeza que minha mãe poderia ter tomado aquele belo suco e ao mesmo tempo eliminado antigas convicções sobre a “sabedoria popular”.
É correto que algumas coisas antigas são realmente verdades, mas a maioria é pura especulação.

2 comentários:

  1. A própria sabedoria popular diz que uma mentira contada várias vezes torna-se verdade. Senso comum reinando, né?! A vó de alguém que ouviu de outro alguém, passa pra mãe, que passa pra filha, até uma hora que alguém parar pra ouvir os gritos da ciência: "EIII, ALGUÉM PODE ME ENXERGAR AQUI, eu sim faço sentido!", rsrs Abs.

    ResponderExcluir