terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Obesidade: uma doença silenciosa!




A obesidade virou uma epidemia no mundo e cada vez mais pessoas estão entrando nesse carrossel, e no fundo quem considera ela uma doença? Quais são suas causas?
As causas da obesidade estão associadas a fatores genéticos, ambientais e psíquicos. Os fatores genéticos são de certa forma uma “facilidade” para se engordar que herdamos de nossos pais. Os alimentos que comemos hoje em dia são mais gordurosos e facilitam para que as pessoas engordem, e outro fator é o sedentarismo.
O principal problema esta no fator psíquico, estudos epidemiológicos constatam que cerca de 30% dos pacientes obesos que procuram tratamentos para emagrecer são portadores do transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP) e depressão. Comer é uma forma de prazer, isso leva as pessoas a procurar na comida uma forma de compensar a falta diária de prazer em suas vidas.
Essa doença silenciosa trás muitos problemas para a pessoa obesa como: câncer de intestino, câncer de próstata e ovário, diabetes, hipertensão, insônia, trombose, entre outros.
Até quando as pessoas vão fechar os olhos e acreditar que a obesidade é uma doença física sem levar em consideração seus aspectos psíquicos?


3 comentários:

  1. temos que cuidar de nosso corpo...cada dia para não ter esse problema...que cresce a cada dia...

    ResponderExcluir
  2. obrigado pela vizita no meu blog e volte sempre
    sobre o post
    "tenho genética obesa, meus pais eram obesos, eu era obeso, mais eles não estão mortos ñ, hj en dia somos todos magors en casa, temos uma alimentação balanceada e graças a dels mto mais felizes doq a 10 anos atras, q foi quando começamos a dieta;
    infelismente por experiencia propria digo q so eh obeso quen quer, quen naum cuida do seu proprio corpo nem da saúde =/

    http://drehluvz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Hj em dia,infelizmente, a Obesidade esta super em alta... Mas tem tratamento.. o Primeiro passo seria o obeso se admitir e permitir ser ajudado.. o acesso a esse tipo de tratamento é tranquilo, pscicólogos e nutricionistas, acredito q sao os mais recomendados.. hehe

    ResponderExcluir